Alterar idioma:

Projeto Ybá | Conservação que Transforma – DOW

O QUE É

O “Projeto Ybá – Conservação que Transforma” foi lançado em 2021 com investimento de R$ 1 milhão do Dow Business Impact Fund, programa de fundo de impacto da Dow e da Fundação Dow. Desde então ele promove o desenvolvimento e a qualificação de uma cooperativa na comunidade da Vila Mamorana, no município de Breu Branco, no Pará, por meio da comercialização de recursos não madeireiros, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação da Floresta Amazônica. Composta majoritariamente por mulheres pretas e pardas, a associação recebeu capacitação para realizar o manejo sustentável e a conservação da biodiversidade dos mais de 38 mil hectares de floresta nativa que a Dow conserva no local.

O Projeto Ybá está sendo realizado com quatro grandes colaboradores: o Instituto Peabiru, a The Nature Conservancy, a marca Natura, parte do grupo Natura & Co, e a Univar Solutions, parceira estratégica da Dow na distribuição de especialidades químicas.

Em 2024, o Ybá foi selecionado pelo fundo de Impacto da Fundação Dow para receber um investimento de continuidade. Com esse novo financiamento, a Dow e o Instituto Peabiru conseguirão melhorar as condições de trabalho, aprimorar as instalações locais e instalar recursos adicionais.

 

RESULTADOS E OBJETIVOS

O piloto do Projeto Ybá foi concluído em março de 2023. Nesta primeira fase, cerca de 100 kg de sementes de andiroba foram colhidas por 21 membros da comunidade na área florestal da Dow. As sementes foram enviadas para a cooperativa Cofruta, que extrudou o óleo para uso nos produtos de cuidados pessoais da Natura.

Também em março de 2023, a Dow lançou o projeto Mel/Meliponicultura como parte do Projeto Ybá. Por meio dessa iniciativa, a comunidade de Vila Mamorana está criando abelhas sem ferrão nativas da Floresta Amazônica para produzir mel, gerando uma oportunidade adicional de renda sustentável para as famílias da região. Ao todo, na implementação do projeto, foram instaladas 50 caixas de abelhas com colmeias.

Além da capacitação da Associação de Agricultores da Vila Mamorana para o processo de colheita das sementes, a comunidade recebeu treinamento em habilidades empresariais, em segurança, como primeiros socorros, e nos ciclos sazonais das plantas/ambiente, todos essenciais para que eles colham e comercializem as sementes com segurança.

 

ODS

    • 8. Trabalho decente e crescimento econômico
    • 11. Cidades e comunidades sustentáveis
    • 12. Consumo e Produção Sustentáveis

 

Compromissos Internacionais
Acordo de Paris

Compromissos Naionais
Código Florestal Brasileiro I Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm)

Capacitação comunitária
tradição e inovação florescem juntas

Região

Nordeste, Norte, Sudeste

Setor

Indústria de Transformação, Indústria Extrativa

Categoria

Preservação e/ou Restauração de Florestas