O QUE É
A Dow desenvolveu a produção pioneira, no Brasil, de uma família de resinas feitas a partir de Plástico Reciclado Pós-Consumo (PCR) – REVOLOOP™. Produzidas por reciclagem mecânica, a linha de resinas PCR REVOLOOP™ foi projetada especificamente para aplicações em embalagens plásticas flexíveis ou rígidas, que vão desde garrafas rígidas e encolhimento por colagem até sacolas de comércio eletrônico e embalagens protetoras.
As resinas de plástico reciclado REVOLOOP™ permitem incorporar até 70% de plástico reciclado em novos produtos. Com isso, a Dow está contribuindo para diminuir os resíduos plásticos e viabilizando a reciclagem. Por meio dessa tecnologia, a Dow contribui para que seus clientes alcancem suas metas de sustentabilidade e incentiva a criação de embalagens que possam ser mecanicamente recicladas e convertidas em PCR no futuro.
RESULTADOS E OBJETIVOS
Em resposta à crescente demanda dos consumidores e às diretrizes governamentais, os principais proprietários de marcas que trabalham com a Dow estabeleceram metas de incluir pelo menos 30% de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em seus produtos ou embalagens até 2030. A expectativa é que o mercado de resinas REVOLOOP™ alcance mais de 20 mil toneladas de produtos circulares sendo comercializados no Brasil, movimentando toda a cadeia de reciclagem e agregando valor ao material.
Por meio de projetos colaborativos, a Dow busca reforçar a demanda por embalagens pós-consumo pela indústria de reciclagem, apoiando a ampliação das soluções existentes que podem incorporar este material. O plástico pós-consumo utilizado para a fabricação das resinas PCR REVOLOOP™ é recolhido por cooperativas que integram o programa “Reciclagem que Transforma”. O projeto teve início em 2019, com o objetivo de aumentar a produtividade e o impacto das cooperativas por meio de melhorarias na infraestrutura, nos processos e oferecendo treinamento em gerenciamento de resíduos. Em 2024, o programa “Reciclagem que Transforma” recebeu um aporte de cerca de US$ 230.000 da Fundação Dow e, em colaboração com a Gaia Social, passou a apoiar dois projetos da Ambipar que já estão em execução no Brasil.
ODS
Compromissos Nacionais
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)